Pular para o conteúdo principal

Faculdade de jornalismo

O post de hoje vai falar sobre faculdade de jornalismo e a minha experiência com o curso até agora. Para quem não sabe eu curso comunicação social na UEMG e estou no terceiro período.
Então se você tem alguma dúvida sobre fazer ou não esse curso, eu realmente espero que esse post ajude de alguma maneira.




Como escolhi fazer jornalismo? 
Eu criei meu primeiro blog há uns 6 anos e sempre gostei de ficar na internet falando sobre a minha vida e sobre os assuntos que eu achava interessante. Na escola sempre fui da área de humanas e tirava notas boas nas redações, mesmo sem fazer nenhum esforço. Quando descobri o jornalismo soube de cara que era o que eu queria fazer e todos os meus testes vocacionais indicavam comunicação. No final não teve jeito, optei por fazer o que eu gostava porque acima de qualquer dinheiro, eu queria ser feliz.

Quero fazer jornalismo, mas as pessoas dizem que não dá futuro e nem dinheiro!

Não é só você que ouve isso, eu por exemplo ouvi essas frases quando fui escolher o curso, e continuo ouvindo depois de um ano de faculdade. A verdade é que não vão parar de surgir pessoas te desencorajando, falando que não tem mercado, que não dá dinheiro e que você vai ser frustrada no futuro. Mas a verdade é que embora não ganhe muito, sempre tem vaga para quem é um bom profissional e mostra ser proativo acima de tudo. Eu por exemplo consegui meu primeiro estágio com dois meses de faculdade, e estou nele até hoje. Acho que você tem que ser humilde e começar sempre por baixo. Esforço, trabalho e experiência vão te ajudar a conquistar o seu objetivo, tenha certeza disso!

Como é faculdade? 
Eu ainda estou no terceiro período, mas já posso adiantar que fazer jornalismo não é ficar brincando de apresentador e nem escrever textos informais iguais aos do blog. Se o curso fosse assim eu estaria saltitante e nunca tiraria uma nota baixa. Se você quer mesmo entrar para comunicação, tem que saber escrever ou estar disposta a aprender. Na faculdade professor não tem ensina nada disso, ele só te ajuda a aprimorar a sua escrita e a melhorar a sua técnica. Tem aula divertida SIM, fotografia, TV, antropologia, mas também tem matéria que exige esforço e tempo, como redação. Você vai ter que escrever com um estrutura diferente e as vezes isso pode ser bem chato. Mas a parte legal é que os trabalhos são divertidos e você pode encontrar uma maneira diferente para apresentar até os exercícios mais chatinhos, afinal nesse curso criatividade sempre vale ponto.





Quais as dicas você dá para quem quer começar o curso? 

Acho que primeiro você deve ter certeza de que é realmente isso que você quer. Tem que estar disposto a ouvir familiares e professores repetindo aquelas frases chatas que eu mencionei no outro tópico. E tem que saber que apesar dos comentários da galera, se você for um bom profissional, vai dar tudo certo. Além disso acho que é bom ter alguma afinidade com as matérias que você vai ter, tem que gostar de ler, escrever e ser curioso acima de tudo. Humildade e disponibilidade são outras palavras importantes, o estágio dos sonhos não vai cair de paraquedas. Eu por exemplo, sonho em trabalhar com redação, falando sobre moda, entretenimento ou cultura, mas no momento trabalho no setor de marketing de uma empresa de engenharia. Descobri que essa área também é legal e que pode me trazer muita experiência e conhecimento. Estar disposto a conhecer novos horizontes é importante, então seja sempre pé no chão e agarre as oportunidade que a vida te dá, mesmo não sendo as que você sempre sonhou.

Dica extra!
Corra atrás sempre! Não fique esperando aquela vaga aparecer, crie oportunidades! E se mesmo assim não surgir nenhuma chance de estágio, comece um projeto particular. Chame uns amigos e comece algo diferente, até mesmo para colocar no seu currículo ou portfólio. Vale criar um blog, um vlog, produzir esquetes, fazer conteúdo na internet e mostrar para galera que você tem potencial SIM! Quem quer entrar para comunicação tem que ser desinibido, cara de pau e estar disposto a correr riscos para conquistar o que quer. 

É isso, eu espero ter ajudado e se tiverem mais alguma dúvida, podem mandar nos comentários que eu resposto tudinho! 

Comentários